Lição 5 - A Segunda Vinda de Jesus

O seu progresso nesta Lição:

Uma das verdades mais solenes das Escrituras é a da Segunda Vinda de Cristo para completar a obra da redenção. O Senhor Jesus prometeu voltar: “Na casa de Meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, Eu vo‑lo teria dito. Vou preparar‑vos lugar. E se Eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo para que onde Eu estiver, estejais vós também.” João 14:2-3.

Ao ler esta maravilhosa promessa de Jesus, começamos imediatamente a tentar imaginar como será a segunda vinda de Jesus. Mas não precisamos de imaginar muito, porque a Bíblia traça um retrato bastante claro do que acontecerá quando Jesus voltar.

O Modo Como Vai Voltar

O cumprimento desta promessa e a vinda do nosso Senhor a Terra pela segunda vez, é a única esperança do homem no seu anseio por resolver os problemas que afligem a humanidade. O mesmo Jesus a quem os discípulos viram subir para o céu, virá outra vez. Isto foi o que os anjos disseram na ascensão do Senhor: “Esse Jesus que dentre vos foi elevado ao céu, assim virá do modo como o vistes subir.” Atos 1:11.

A segunda vinda de Cristo será tão real como a primeira. Ele voltará, mas não como um frágil bebé, virá como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Jesus voltará com grande poder e glória, acompanhado por uma vasta e inumerável multidão de anjos. A manifestação de Jesus será tão visível como o relâmpago que corta o céu. A Bíblia afirma que a vinda de Jesus será um evento literal.

Outra informação importante é que Ele virá corporalmente. Não será uma manifestação de um poder, de uma energia. É Jesus que virá, e virá de uma forma visível. A Bíblia diz claramente que Jesus será visto por todos: “Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, ate quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!” Apocalipse 1:7.

Nas secções seguintes exploraremos a Bíblia juntos para descobrir mais sobre o que vai acontecer quando Jesus voltar.

Quem ressuscitará quando Jesus voltar? 1 Tessalonicenses 4:16

Assinale a resposta correta, com o texto Bíblico

Aquele dia marcará a vitória sobre o quê? Isaías 25:8-9

A afirmação está de acordo com o texto bíblico?

Desde o pecado entrou neste mundo a morte tem reinado. Mas nesse dia, seu contínuo reinado terá fim e nunca mais existirá.

Qual será a atitude dos que não estiverem preparados? Apocalipse 6:15-17

Escolha a opção correta de acordo com o texto

“E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo servo, e todo livre se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas e diziam aos montes e aos rochedos: sobre nós e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono e da ira do Cordeiro, porque é vindo o grande Dia da sua ira; e quem poderá subsistir?”

O que fazer diante da realidade da Segunda Vinda de Jesus? Lucas 21:34-36

Assinale a resposta correta, com o texto Bíblico

Como é que os justos vivos serão transformados? 1 Coríntios 15:51-53

Coloque as palavras de acordo com o texto

"Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da e que isto que é mortal se revista da . "

Quem acompanhará Cristo quando Ele voltar? Mateus 25:31

Assinale a resposta correta, com o texto Bíblico.

Se alguém disser que a vinda de Jesus será, ou foi, secreta, o que fazer? Mateus 24:23-26

Escolha a opção correta de acordo com o texto.

O que é a volta de Cristo, para os fiéis? Tito 2:13

Escolha a opção correta de acordo com o texto.

Pense nisto

Os que realmente amam o Salvador saudarão com alegria o anuncio baseado na Palavra de Deus, sobre a vinda d’Aquele em quem se centralizam as suas esperanças de vida eterna. Não deveríamos ter dúvidas quanto à proximidade da segunda vinda de Cristo. Tudo indica estar a chegar a hora final. Então teremos a ultima noite na Terra e o raiar de um dia eterno. Acheguemo‑nos a Cristo e, pela fé n’Ele, alcancemos libertação do pecado. Demos graças a Deus pela esperança da Segunda Vinda de Cristo. Descansemos no Seu amor.

A Bíblia não é um livro teórico, mas um livro que nos convida a refletir, a agir e a tomar decisões que podem transformar a nossa vida.

A minha decisão

Quero estar preparado para me encontrar com Jesus, quando Ele vier. Hoje proponho‑me: estudar a Bíblia, ser fiel aos ensinos da Palavra de Deus e permanecer firme até Jesus voltar.

Concluiu o estudo desta Lição. Parabéns!

Inscreva-se como estudante

Completou esta Lição apenas como visitante. Aproveite as vantagens de ser estudante e registe-se. Passará a ter acesso imediato e gratuito: ao seu progresso gravado e sempre acessível; a um instrutor Bíblico personalizado; a uma oferta exclusiva no momento da inscrição; a dezenas de conteúdos bónus; à certificação de cada curso e a uma oferta especial a cada curso concluído.

Registar-me

Partilhe esta Lição

Gostou desta Lição? Recomende a um amigo e nas nossas redes sociais para que outros possam conhecer os nossos Cursos.

Avance para a Lição seguinte

Será que Jesus voltará à terra? Temos como saber como será esse incrível acontecimento? Descubra mais sobre esta grande esperança nesta lição.

Avançar