Lição 8 - As Duas Leis

O seu progresso nesta Lição:

A consequência do pecado é a morte eterna, mas Deus, no Seu infinito amor, providenciou um meio de resgatar a humanidade dessa condição: a morte de Cristo em nosso lugar. Para mostrar o plano da salvação, Deus instituiu um sistema cerimonial que simbolizava o sacrifício de Cristo.

A Necessidade de um Redentor

Adão e Eva transgrediram uma ordem de Deus, transgrediram a lei de Deus e, como resultado da sua desobediência, foram expulsos do paraíso. O homem falhou em obedecer ao seu Criador e ficou sujeito a morte. Contudo, havia, da parte de Deus, um plano para remir o pecador. Ele deu o Seu Filho para morrer no lugar do homem. O sacrifício de Cristo na cruz e a Sua morte em nosso lugar, expiou os nossos pecados e resolveu o problema da nossa salvação. Antes de Cristo vir a Terra e fazer a expiação na cruz, houve a necessidade de uma lei cerimonial que apontava para o Redentor da humanidade. Essa lei determinava, entre outras coisas, que animais, principalmente cordeiros, fossem mortos em lugar do pecador. O sacrifício desses animais simbolizava o futuro sacrifício de Cristo. Através do sacrifício daqueles animais, Deus ensinava ao homem que o pecador, ou alguém que tome o seu lugar, tem que morrer. Somos salvos da morte eterna e da perdição, porque Jesus morreu em nosso lugar.

Nas secções seguintes exploraremos a Bíblia juntos para descobrir mais sobre as leis e o seu propósito.

Qual é o grande propósito da lei de Deus? Mateus 22:36-40

Assinale a resposta correta, com o texto Bíblico

Como eram chamadas duas das leis do Velho Testamento? Tiago 2:8 Efésios 2:15

Escolha apenas as palavras completam o texto bíblico

“Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei : Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.” 
“Na sua carne, desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em , para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz.”

Onde ficavam guardadas essas leis? 1 Reis 8:9 Deuteronómio 31:24-26

Escolha apenas as palavras completam o texto bíblico

, nada havia, senão só as duas tábuas de pedra que Moisés ali pusera junto a Horebe, quando o SENHOR fez aliança com os filhos de Israel, saindo eles da terra do Egito.”
"E aconteceu que, acabando Moisés de escrever as palavras desta Lei num livro, até de todo as acabar. Tomai este livro da Lei e ponde-o do concerto do SENHOR, vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti."

Qual é a atitude de Cristo em relação aos Dez Mandamentos? Mateus 5:17

Escolha a opção correta de acordo com o texto

Quando é que a lei cerimonial deixou de ter sentido e suas funções foram transferidas para Jesus? João 1:29 Mateus 27:50-51

Nenhum sangue de animal, limpa verdadeiramente do pecado Hebreus 10:4. Mas cada sacrifício apontava para a promessa do Messias Salvador que derramaria Seu sangue. Quando Jesus morreu na cruz, a função educadora da lei cerimonial deixou de ter lugar, uma vez que essa função passou a ser desempenhada por Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado mundo.

Compare a afirmação que se segue com o texto bíblico e indique se é verdadeira ou falsa.

O facto de sermos salvos pela graça anula a lei de Deus? Romanos 6:15 Romanos 3:31

Coloque as palavras que faltam, de acordo com o texto bíblico

“Pois quê? porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? !”
“Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma! a lei.”

Qual lei será a base do juízo final? Tiago 2:11-12

Escolha as afirmações verdadeiras

Que disse Jesus sobre a vida eterna e os Dez Mandamentos? Mateus 19:16-17

Assinale a opção correta com o texto bíblico

Pense nisto

A obediência aceitável a Deus e fruto da fé em Cristo, é alcançada mediante o poder de Jesus operando em nós. “Deus é amor e a Sua lei é amor.” Quem observa a lei, ama a Deus, pois a observância dos Dez Mandamentos é a prova do nosso amor para com Ele. “Se me amais, disse Jesus, guardareis os meus mandamentos.” João 14:15. Agora, Jesus convida‑nos a segui‑l’O vivendo pela Sua graça uma vida de inteira obediência. O Senhor Jesus Cristo é o nosso Salvador, Ele tem autoridade para perdoar os nossos pecados e poder para nos libertar deles.

A Bíblia não é um livro teórico, mas um livro que nos convida a refletir, a agir e a tomar decisões que podem transformar a nossa vida. Tome uma decisão hoje.

A minha decisão

Quero ir a Jesus com fé para me tornar um filho de Deus, obediente aos Seus mandamentos. Confio n’Ele, desejo ter o Salvador comigo e quero possuir as infinitas riquezas do Céu.

Concluiu o estudo desta Lição. Parabéns!

Inscreva-se como estudante

Completou esta Lição apenas como visitante. Aproveite as vantagens de ser estudante e registe-se. Passará a ter acesso imediato e gratuito: ao seu progresso gravado e sempre acessível; a um instrutor Bíblico personalizado; a uma oferta exclusiva no momento da inscrição; a dezenas de conteúdos bónus; à certificação de cada curso e a uma oferta especial a cada curso concluído.

Registar-me

Partilhe esta Lição

Gostou desta Lição? Recomende a um amigo e nas nossas redes sociais para que outros possam conhecer os nossos Cursos.

Avance para a Lição seguinte

A Bíblia é como um manual de instruções. Ao seguirmos o que ela nos revela, podemos experimentar uma vida de harmonia com Deus e com os outros. Venha descobrir essas instruções nesta lição.

Avançar