Lição 1 - Deus é Amor

O seu progresso nesta Lição:

Deus é Amor

Jesus Cristo é o tema central dos nossos estudos. A Sua vida e os Seus ensinamentos são a base da nossa fé. Ele identificou‑Se amplamente com a família humana ao assumir a nossa natureza e viver como homem aqui neste mundo. Leia Filipenses 2:5-8. Hoje, apesar de estar no Céu, Ele quer viver no seu coração e transformar a sua vida. Gálatas 2:20

Mas como pode Deus fazer isso por si? Venha descobrir de que formas Ele se revela e como pode conhecer Deus pessoalmente.

A Revelação do Amor de Deus

Pela Natureza – Leia Salmos 19:1

Toda a criação revela o infinito poder de Deus e também o Seu amor. A Natureza testifica ao mundo a bondade do Criador e o Seu desejo de fazer felizes as criaturas humanas. Deus é o criador do Universo, tal como diz Hebreus 1:10. Tudo foi feito por Ele e sem Ele nada do que foi feito se fez. Confirme esta verdade em João 1:3

Por muito maravilhosa que a natureza seja, não é a única forma de conhecermos o amor de Deus.

A Revelação do Amor de Deus

Por meio da Bíblia – Leia Hebreus 1:1

As Escrituras são outro meio pelo qual Deus revela ao homem, de um modo ainda mais claro, o Seu infinito amor e misericórdia.

A Bíblia é a carta de Deus para nós, nela está expressa a vontade do Criador para ser seguida pelo Homem, tal como lemos em Lucas 11:28 e Salmos 119:105. Tudo o que está escrito nas Sagradas Escrituras é para nosso ensino. Elas têm a norma da vida. Praticando os seus ensinamentos alcançaremos a felicidade. Confirme isto em 2 Timóteo 3:16-17

Ainda que a Bíblia seja a forma de comunicação por excelência de Deus com o ser humano, encontramos nela uma revelação ainda mais clara e profunda do Seu amor.

A Revelação do Amor de Deus

Por Jesus - Leia João 1:14

Jesus é a suprema revelação de Deus ao homem. O amorável Salvador era Deus manifestado na carne quando veio do Céu para revelar o Pai, tal como diz em João 1:18. Cristo, Deus Filho, estava com Deus Pai no princípio e criou todas as coisas. Cristo é Divino no mais pleno e absoluto sentido da palavra - Colossenses 2:9. Mas Ele é também plenamente humano e, como nós, foi alvo de todo o tipo de tentação, mas nunca pecou, como lemos em Hebreus 4:15

Jesus feito homem é a expressão máxima do grande amor de Deus! Ele é o nosso mestre, o nosso maior exemplo e, acima de tudo, o nosso Salvador.

Nas secções seguintes exploraremos a Bíblia juntos, através de uma série de perguntas chave, que o ajudarão a compreender melhor como Deus está revelado na Bíblia.

Como podemos compreender os atributos de Deus? Leia Romanos 1:19-20

Há quanto tempo Deus existe? Leia Salmos 90:2

Temos se ser humildes diante da Palavra de Deus. Tudo quanto conhecemos tem começo e fim. Mas Deus é Deus. Não foi criado e por isso não tem nem princípio nem fim.

Todos temos curiosidade em saber o que o futuro nos reserva. Será que alguém sabe?

Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de a , tu és Deus.

Quem é o Senhor do tempo e do futuro? Leia Isaías 46:10-11.

Onde é que a justiça de Deus se revela? Leia Romanos 1:16-17.

A justiça de Deus revela-se sempre nas decisões dos homens ao serviço da Igreja. Ao serviço da igreja não se pode errar.

A declaração está acordo com o texto bíblico?

Qual é a maior manifestação de Deus para connosco? Leia 1 João 4:8.

Escolha a opção correta de acordo com o texto

"Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é ".

Qual é o sentimento de Deus para com os pecadores? Leia Êxodo 34:6-7.

Escolha de acordo com o texto bíblico

Qual é o segredo para ter vida eterna? João 17:3.

Conhecer a Deus como o único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo.

A declaração está acordo com o texto bíblico?

Qual é a promessa de Deus para nós? Hebreus 13:5

Escolha as opções corretas de acordo com o texto

“Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te , nem te .”

Pense nisto

As duas naturezas de Jesus Cristo, a divina e a humana, estavam misteriosamente unidas, por isso foi possível Ele tornar‑Se nosso Salvador. Assumindo a natureza humana, Ele colocou‑Se na posição de nos compreender e de simpatizar connosco. Hoje, Jesus esta no Céu a interceder por nós. Descubra isso em Hebreus 7:25.

Acredite que Jesus é a sua esperança e que Ele quer restaurar no ser humano a Sua imagem moral. Quando for a Deus em arrependimento e confissão, Ele vai aproximar-se de si com misericórdia e perdão, tal como promete em Provérbios 28:13.

A Bíblia não é um livro teórico, mas um livro que nos convida a refletir, a agir e a tomar decisões que podem transformar a nossa vida.

A minha decisão

Quero conhecer mais amplamente o amor de Deus. Por isso, desejo estudar a Bíblia para compreender o plano de Deus para a minha vida. Eu amo Jesus e aceito‑O como meu amigo.

Concluiu o estudo desta Lição. Parabéns!

Inscreva-se como estudante

Completou esta Lição apenas como visitante. Aproveite as vantagens de ser estudante e registe-se. Passará a ter acesso imediato e gratuito: ao seu progresso gravado e sempre acessível; a um instrutor Bíblico personalizado; a uma oferta exclusiva no momento da inscrição; a dezenas de conteúdos bónus; à certificação de cada curso e a uma oferta especial a cada curso concluído.

Registar-me

Partilhe esta Lição

Gostou desta Lição? Recomende a um amigo e nas nossas redes sociais para que outros possam conhecer os nossos Cursos.

Avance para a Lição seguinte

O amor de Deus não é uma ideia abstrata. Conheça nesta lição o que a Bíblia ensina sobre as diferentes fontes da revelação de Deus e descubra alguns dos Seus atributos únicos.

Avançar