Lição 9 - O Juízo

O seu progresso nesta Lição:

Há, no futuro, um dia solene em que cada indivíduo será julgado pelo Juiz de toda a Terra, o Senhor Deus. O tribunal divino fará rigorosa justiça, nenhum culpado será inocentado e nenhum inocente será condenado. “Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.” 2 Coríntios 5:10.

A ideia de ser julgado pode provocar medo e ansiedade, mas não há razão para isso. Vamos explorar o que a Bíblia diz sobre este momento tão decisivo.

A Norma do Juízo

As ações dos homens serão julgadas à luz do grande padrão de conduta: A Santa Lei de Deus. Os Dez Mandamentos, escritos pelo próprio dedo de Deus, serão a norma pela qual o caráter e a vida de todos os homens serão avaliados no dia do juízo. A lei de Deus, escrita em tábuas de pedra, foi entregue pessoalmente por Deus ao líder do Seu povo: Moisés. Mas a lei não foi proferida exclusivamente para os hebreus ou judeus. Deus honrou‑os fazendo deles os guardadores e conservadores da Sua lei, mas esta deveria ser considerada como um depósito sagrado para todo o mundo e para servir de norma no dia do Juízo. Assim como num tribunal humano há os registos, ou atos, de um processo, no tribunal divino haverá livros com registo ou narração dos atos de cada indivíduo.

A obra de um homem poderá ser ocultada, negada, escondida dos pais, da esposa, dos filhos e até dos companheiros. Nos registos do Céu, porém, tudo está anotado pelos anjos. Deus tem um relatório fiel de tudo o que fazemos ao longo da nossa vida. É por esse relatório, conservado nos livros do Céu, que seremos julgados.

Nas secções seguintes exploraremos a Bíblia juntos para descobrir mais sobre este julgamento, para que possamos estar preparados.

Quem estabeleceu que haverá um juízo? Leia Atos 17:30-31

Escolha a opção correta de acordo com o texto

O que é que o profeta Daniel viu na sua visão do tribunal divino? Leia Daniel 7:10

Escolha as palavras que completam o texto bíblico

“Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões estavam diante dele; assentou-se o juízo, e abriram-se ."

O que é que a Bíblia menciona sobre o registo dos pecados? Leia Malaquias 3:16 Apocalipse 20:12

Coloque as palavras que faltam, de acordo com o texto bíblico

"Então, aqueles que temem ao SENHOR falam cada um com o seu companheiro; e o SENHOR atenta e ouve; e há um escrito diante dele, para os que temem ao SENHOR e para os que se lembram do seu nome.”
“E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se . E abriu-se , que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas .”

Quantas obras e ações serão trazidas a juízo? Leia Eclesiastes 12:14

Nenhuma obra será conhecida. A graça de Deus tudo perdoa! 

Verifique se a declaração está de acordo com o texto bíblico

Qual é o nosso dever para com as orientações de Deus? Leia Eclesiastes 12:13

Escolha a opção preenche os espaços, de acordo com o texto

“De tudo o que se tem ouvido, o fim é: ; porque este é o dever de todo homem.”

Qual é a atitude de Deus quanto aos pecados cometidos por ignorância? Atos 17:30-31

Como Deus não tem em conta os tempos da ignorância, o mais inteligente da nossa parte é de não querer saber. Dessa forma seremos sempre desculpados.

Compare a afirmação que se segue com o texto bíblico. É verdadeira ou falsa?

Se fizermos essa escolha, podemos escolher qualquer pessoa como nosso advogado? Leia 1 João 2:1

Responda se afirmação é verdadeira ou falsa.

Qual é a única maneira de não sermos condenados? Leia Romanos 8:1.

Assinale a opção correta com o texto bíblico

Pense nisto

Cristo intercede por nos, junto ao Pai, obtendo perdão para os pecados que confessamos. Ele intercederá por nós e defender-nos-á no dia do Juízo. Para triunfarmos no dia do Juízo é indispensável que aceitemos Jesus como nosso Salvador e obedeçamos aos Seus preceitos.

Todos quantos recebem Jesus no coração crendo n’Ele, serão absolvidos no Juízo. O tempo esgota‑se rapidamente. As ultimas anotações estão a ser feitas. Em breve, estaremos na presença de Deus para o acerto de contas. O nosso caráter e a nossa vida serão pesados na balança da justiça eterna.

A Bíblia não é um livro teórico, mas um livro que nos convida a refletir, a agir e a tomar decisões que podem transformar a nossa vida. Tome uma decisão hoje.

A minha decisão

Aceito o chamado do Salvador e quero ir a Ele para receber o perdão, pois o tempo da graça em breve passará. Hoje quero pertencer totalmente a Jesus Cristo.

Concluiu o estudo desta Lição. Parabéns!

Inscreva-se como estudante

Completou esta Lição apenas como visitante. Aproveite as vantagens de ser estudante e registe-se. Passará a ter acesso imediato e gratuito: ao seu progresso gravado e sempre acessível; a um instrutor Bíblico personalizado; a uma oferta exclusiva no momento da inscrição; a dezenas de conteúdos bónus; à certificação de cada curso e a uma oferta especial a cada curso concluído.

Registar-me

Partilhe esta Lição

Gostou desta Lição? Recomende a um amigo e nas nossas redes sociais para que outros possam conhecer os nossos Cursos.

Avance para a Lição seguinte

Sabia que está convocado para comparecer no tribunal mais importante do Universo? O julgamento é solene e decisivo, mas não tema: o Juiz está do seu lado. Conheça o ensino Bíblico sobre o juízo nesta lição.

Avançar