Lição 13 - Aí vem o Esposo!

O seu progresso nesta Lição:

A História de Jesus

Aí vem o Esposo!

MATEUS 25, ARC

v.1  Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.

v.2  E cinco delas eram prudentes, e cinco, loucas.

v.3  As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.

v.4  Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.

v.5  E, tardando o esposo, tosquenejaram todas e adormeceram.

v.6  Mas, à meia-noite, ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo! Saí-lhe ao encontro!

v.7  Então, todas aquelas virgens se levantaram e prepararam as suas lâmpadas.

v.8  E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.

v.9  Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós; ide, antes, aos que o vendem e comprai-o para vós.

v.10  E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.

v.11  E, depois, chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, senhor, abre-nos a porta!

v.12  E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir.

A História à lupa

Mateus 25:1-12 Dez virgens

Aplicada aos nossos dias, a parábola das dez virgens apresenta, através dos símbolos presentes, uma mensagem muito importante. Antes da vinda de Jesus, a Igreja de Deus aparenta possuir a fé pura, representada nas jovens virgens, e não se contaminou com falsas doutrinas, falsas igrejas ou falsos deuses ou adorações. Todas as virgens esperam o Esposo. Todas têm a Bíblia (lâmpadas – Salmos 119:105), e são guiadas pelo Espírito Santo (Azeite – Zacarias 4:1-4, Zacarias 4:6, Zacarias 4:12, Zacarias 4:14). Todas adormecem e todas acordam quando ouvem o brado da Sua chegada Mateus 25:6. Eis então que algumas das virgens reparam que as suas lâmpadas estão prestes a apagar-se e pedem azeite às outras, que não o podem dar. A parábola ilustra uma dura realidade: em questões espirituais, ninguém pode percorrer o caminho do outro. A responsabilidade da preparação é individual. O caráter, a fé e a ação do Espírito Santo na nossa vida são intransmissíveis Ezequiel 14:20. O conhecimento teórico da Palavra de Deus de nada vale, se, pela ação do Espírito Santo, não houver uma transformação da mente e do coração Ezequiel 33:31; 2 Timóteo 3:15. Não podemos viver distantes de Cristo aqui, e, ainda assim, estar aptos para a Sua companhia no Céu.

A História à lupa

Mateus 25:13 “Ninguém sabe o dia ou a hora da vinda de Jesus.”

Citada 1845 vezes nas Sagradas Escrituras, não é surpresa que a vinda de Jesus seja uma das mais belas promessas da Bíblia e o anseio mais profundo de qualquer verdadeiro crente. Ninguém sabe o dia ou a hora da vinda de Jesus Mateus 24:36, Mateus 24:44, Mateus 24:50; Mateus 25:13; Marcos 13:33; Atos 1:7, mas vários sinais assinalam a importância dos tempos em que vivemos e a proximidade da vinda de Jesus Lucas 21:28.

Exemplos bíblicos: – A proclamação do Evangelho, com o objetivo de anunciar a salvação a todos os habitantes da Terra Apocalipse 14:6; Mateus 24:14. – O surgimento de falsos Cristos (Mateus 24:24. – Fenómenos visíveis e extraordinários no céu Lucas 21:25-26; Mateus 24:29; Marcos 13:24-25.

– Em todo o mundo uma forma generalizada de “homens amantes de si mesmos, avarentos, pretensiosos, soberbos, maldizentes, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, insolentes, presunçosos, amando mais os prazeres do que a Deus, tendo a aparência de piedade, porém negando o poder dela” 2 Timóteo 3:2-5 – A Natureza em decadência pela destruição que lhe é infligida: “Toda a criação geme e padece, como em dores de parto...” Romanos 8:22)

– A ira satânica manifestada com vigor: “Ai da terra e do mar, poiso diabo desceu até vós cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta” Apocalipse 12:12. Por isso o mundo testemunha a intensificação de fenómenos como terramotos, furacões, vulcões, incêndios de grandes proporções, inundações nuns lugares e secas drásticas noutros. Ainda que pontuais ao longo dos tempos, nunca, como nos dias de hoje, existiram tantos sinais simultâneos e com tão grande intensidade como temos vindo a testemunhar.

A história à lupa

“Vigiai” – Sinais – Globalização das tragédias

– Ricos cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres Tiago 5:1-6: em 2016, pela primeira vez na História, a riqueza acumulada pelo 1% mais abastado da população mundial equivale à riqueza dos 99% restantes. Outros dados revelam que as 26 pessoas mais ricas do mundo detêm a mesma riqueza dos 3.8 biliões mais pobres. Um relatório da Organização não-governamental Oxfam indica que o ano de 2017 registou um aumento "histórico" do número de multimilionários e que mais de 80% da riqueza criada em 2017 ficou na posse de 1% da população mundial.

– Fomes Mateus 24:7: a erradicação da fome é um dos objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas a atingir até 2030. O relatório “Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo em 2018” revela, no entanto, que, pelo terceiro ano consecutivo, aumentou o número de pessoas com fome no mundo. Os 821 milhões de pessoas subnutridas revelam regressão a níveis registados há 10 anos. São números que atestam a incapacidade de resolvermos os problemas, apesar da abundância de recursos.

– Pestes Mateus 24:7: apesar do extraordinário avanço da Ciência, até a varíola, considerada extinta, apareceu recentemente devido ao degelo e ao aparecimento de cadáveres de animais contaminados. Nalgum lugar do mundo ainda se mantêm ativas doenças como: Gripe (vírus Influenza); Peste negra; Tuberculose; SIDA; Cólera; Tifo; Febre amarela; Ébola; Sarampo; Malária; Raiva; Antraz; Hepatite (A, B e C); Dengue; ou Pneumonias, que continuam a fazer vítimas.

– Guerras Mateus 24:6-7: o Séc. XX foi o mais sangrento já registado. No Séc. XXI, são vastos os focos de tensão com especial destaque para o terrorismo global, e, apesar de avanços em tantas áreas, o número de deslocações em massa de refugiados não para de aumentar.

– Terramotos Mateus 24:7: segundo o Órgão Americano de Pesquisas Geológicas, 1.3 milhões de terramotos ocorrem anualmente. São os de maior magnitude que mais mortes e estragos causam. Cada ano podem ocorrer 17 grandes terramotos de magnitude 7.0 até 7.9 na Escala de Richter. De 8.0 até à magnitude 8.9 – 1/ano, e de 9.0 até à magnitude 9.9 – 1 a cada 20 anos. Quando acontecem, quase sempre são sinónimos, de grandes catástrofes... – Paquistão (2005 – Magnitude de 7.6 na Escala de Richter) – 86 mil mortos. – China (2008 – 7.9 na Escala de Richter) – 90 mil mortos. – Indonésia (2009 – 7.6 na Escala de Richter) – 1100 mortos; 500 000 desabrigados. – Haiti (2010 – 7.0 na Escala de Richter) – três milhões de pessoas afetadas. As estimativas apontam até 316 000 mortos; 350 000 feridos; mais de 1.5 milhões de flagelados. – Chile (2010 – 8.8 na Escala de Richter) – 75% da população foi atingida. – Japão (2011 – 9.0 na Escala de Richter) – morreram quase 19 000 pessoas e provocou um grave acidente nuclear em Fukushima. - Chile (2014 – 8.2 na Escala de Richter) – considerado o pior sismo de 2014. - México (2017 – 8.1 na Escala de Richter) – considerado o maior da história do país.

– Tsunamis Lucas 21:25: Ásia (2004) – considerado o terceiro mais violento da História; 14 países foram atingidos; 285 mil mortos; cinco milhões sem água, comida ou acesso a saneamento básico; dois milhões desabrigados; algumas ilhas desapareceram; algumas etnias muito antigas foram extintas.

– Furacões / Ciclones: –Os furacões Katrina e Wilma (2005) devastaram cidades e Estados nos EUA. Só os danos gerais do Katrina excederam os 100 biliões de dólares sendo que este submergiu 80% de Nova Orleães e exigiu a evacuação de mais de um milhão de pessoas. – Birmânia (2008) – Ciclone Nargis – considerado o pior desastre natural que já assolou o país; quase 78 mil mortos; mais de 50 mil desaparecidos; e vários milhares sem casa.

– Filipinas (2013) – Ciclone Haiyan; ventos que atingiram 315 quilómetros por hora; considerado o ciclone mais forte da História. 4011 mortes confirmadas e 18 557 feridos.

– EUA, Texas (2017) – Furacão Harvey. A maior tempestade que atingiu o Texas em mais de 50 anos; obrigou à deslocação de mais de um milhão de pessoas; estendeu-se por mais de 480 quilómetros, destruindo cerca de 200 mil casas. Em conclusão, o ano de 2005 poderia ter entrado para a História como o período de maior número de catástrofes naturais, mas não foi assim. 2006 teve mais catástrofes, e, em 2007, houve um aumento de 20% de catástrofes em relação a 2006 (500 cataclismos no mundo inteiro). 2017 e 2018 foram, na ótica do impacto das catástrofes naturais, os anos consecutivos mais negativos de que há registo no que toca a perdas económicas, estimadas em 891 mil milhões de dólares. “Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai a vossa cabeça; porque a vossa redenção está próxima” Lucas 21:28.

Apesar da degradação a vários níveis que assola a Terra, o fim deste Planeta não surgirá em consequência de males naturais, económicos, sociais ou morais. O fim virá no momento em que Deus decide instaurar de uma forma completa o Seu Reino e dar m ao pecado. Para lá da degradação global, a maior tragédia deste mundo reside no desprezo das nações aos apelos de Deus Sofonias 2:1-3; Amós 4:12.

A promessa da vinda de Jesus foi e tem sido a feliz esperança e a grande expectativa dos apóstolos e de todos os crentes ao longo dos séculos e até aos nossos dias. Logo após a ascensão de Jesus, seria expectável ver os apóstolos e os restantes discípulos tristes e abatidos, mas, ao contrário, eles mostravam-se felizes e entusiasmados, proclamando com ânimo as boas-novas do Evangelho de um Cristo crucificado, ressuscitado, ascendido aos Céus e prestes a voltar, para galardoar com a vida eterna todos quantos O reconhecessem e recebessem como o Salvador e Redentor do mundo. Infelizmente, tal como a Primeira Vinda de Jesus não foi compreendida por tantos, a promessa da Sua Segunda Vinda nem sempre tem sido acalentada, recebida e compreendida por todos os que professam ser Seus seguidores. Como será a vinda de Jesus? Como podemos esperar de forma segura pelo Esposo para entrarmos na alegria das bodas?

Nas secções seguintes exploraremos a Bíblia juntos, através de uma série de perguntas. Leia os textos bíblicos propostos para encontrar as respostas.

Mais do que uma história

Qual foi uma das maiores promessas que Jesus fez?

Mais do que uma história

A volta de Jesus não é apenas uma forma metafórica de a Bíblia se referir ao momento da morte?

Leia João 21:21-23 e preencha os espaços.

“Ora, vendo Pedro a este, perguntou a Jesus: Senhor, e deste que será? Respondeu-lhe Jesus: Se eu quiser que ele fique até que eu , que tens tu com isso? Segue-me tu. Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de . Jesus, porém, não disse que não morreria, mas: se eu quiser que ele que até que eu venha, que tens tu com isso?”

Mais do que uma história

Se já passou tanto tempo depois da promessa que parecia para tão breve, não temos razões para deixar de falar da vinda de Jesus?

Leia 2 Pedro 3:3-4 e preencha os espaços.

“Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão com zombaria andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: Onde está a promessa da sua ? Porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.”

Mais do que uma história

Para que falsas ideias sobre a Sua vinda nos alertou Jesus?

Leia Mateus 24:23-27 e preencha os espaços.

“Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui ou ali, não lhe deis crédito, porque surgirão cristos e falsos profetas e farão tão grandes sinais e prodígios, que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que eu vo-lo tenho predito. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais; ou: Eis que ele está no interior da casa, não acrediteis. Porque, assim como o sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do Homem.”

Mais do que uma história

Que imagem forte pode ser usada para descrever a Segunda Vinda de Jesus?

Leia Apocalipse 3:3; 1 Tessalonicenses 5:2 e preencha os espaços.

Mais do que uma história

Podemos então afirmar com certeza que a volta de Jesus será visível e literal?

Leia Atos 1:9, Atos 1:11 e preencha os espaços.

“E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos tos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há-de assim como para o céu o ir.”

Mais do que uma história

Quem acompanhará Jesus na Sua vinda?

Leia Mateus 25:31; Mateus 24:31 e preencha os espaços.

“E, quando o Filho do Homem vier em sua glória, e os santos , com ele, então, se assentará no trono da sua glória.”
“E ele enviará os seus com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.”

A história na minha vida

Como será vista pelos nossos olhos a vinda de Jesus?

Leia Mateus 24:30 e preencha os espaços.

“Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande .”

A história na minha vida

Se estivermos firmados na Bíblia e sabiamente nos prepararmos para a Sua vinda, que triste experiência podemos evitar no momento da volta de Jesus?

Leia Apocalipse 6:15-17 e preencha os espaços.

“E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo servo, e todo livre se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas e diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos do daquele que está assentado sobre o trono e da ira do Cordeiro, porque é vindo o grande Dia da sua ira; e quem poderá ?”

A história na minha vida

Que sentimento profundo nos assegura de que estamos preparados para a recompensa eterna que será revelada na vinda de Jesus?

Leia 2 Timóteo 4:8 e preencha os espaços.

“Desde agora, a da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que a sua vinda.”

Concluiu o estudo desta Lição. Parabéns!

Inscreva-se como estudante

Completou esta Lição apenas como visitante. Aproveite as vantagens de ser estudante e registe-se. Passará a ter acesso imediato e gratuito: ao seu progresso gravado e sempre acessível; a um instrutor Bíblico personalizado; a uma oferta exclusiva no momento da inscrição; a dezenas de conteúdos bónus; à certificação de cada curso e a uma oferta especial a cada curso concluído.

Registar-me

Partilhe esta Lição

Gostou desta Lição? Recomende a um amigo e nas nossas redes sociais para que outros possam conhecer os nossos Cursos.

Avance para a Lição seguinte

Jesus prometeu que voltaria uma segunda vez. Jesus já veio? Jesus ainda virá? Quando? Como será essa vinda? Será que há razões para manter a esperança?

Avançar