Lição 11 - Ele não está aqui!

O seu progresso nesta Lição:

A História de Jesus

Ele não está aqui

MATEUS 28, ARC

v.1  E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.

v.2  E eis que houvera um grande terramoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra, e sentou-se sobre ela.

v.3  E o seu aspeto era como um relâmpago, e a sua veste branca como a neve.

v.4  E os guardas, com medo dele, ficaram muito assombrados e como mortos.

v.5  Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado.

v. 6 Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como tinha dito. Vinde e vede o lugar onde o Senhor jazia.

v. 7 Ide, pois, imediatamente, e dizei aos seus discípulos que já ressuscitou dos mortos. E eis que ele vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis. Eis que eu vo-lo tenho dito.

v. 8 E, saindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos seus discípulos.

v. 9 E, indo elas, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés e o adoraram.

v. 10 Então, Jesus disse-lhes: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão à Galileia e lá me verão.

A história à lupa

Mateus 28:5-8 Ressurreição – Doutrina central da fé e da teologia cristã.

Mesmo se considerada por muitos como um dos elementos mais difíceis de crer, a ressurreição é a doutrina central da fé cristã. A crença numa suposta imortalidade da alma, amplamente difundida no mundo cristão, tem afetado a centralidade da ressurreição, mas o testemunho bíblico coloca-a inevitavelmente como a verdade histórica que dá sentido à vida de Cristo e à fé dos que crêem n'Ele. Se Cristo não ressuscitou, já dizia o apóstolo Paulo, “somos mentirosos”, “vã é a nossa fé”, “vã é a nossa pregação” e somos os mais “infelizes de todos os homens” 1 Coríntios 15:14-19. Quão credível é a ressurreição? Para quem crê no testemunho dos apóstolos, registado na Bíblia, nada explica de forma tão coerente e satisfatória a ausência do corpo de Jesus e o extraordinário ressurgimento do Cristianismo a partir de um pequeno grupo de seguidores desapontados.

A história à lupa

Mateus 28:1, Mateus 28:5 Comportamento vergonhoso

Uma história inventada não exporia os discípulos tão vergonhosamente como os Evangelhos o fazem. Ninguém compreendeu o que iria acontecer com Jesus na Sua morte Lucas 18:31-34; Lucas 24:11, e, quando aconteceu, fugiram todos Marcos 14:50. Um traiu e outro negou Jesus Mateus 26:14-16; Mateus 26:48-49; Lucas 22:54-62. Os que pareciam estar prontos para dar a vida por Ele Mateus 26:35 tornaram-se descrentes Lucas 24:37 e esconderam-se numa casa João 20:19. Depois da ressurreição, nem mesmo o testemunho das mulheres foi suficiente para mudar a sua incredulidade Marcos 16:1-11. O que poderia mudar esta realidade? A falsidade de uma mentira inventada, sobre a ressurreição do Mestre, fá-los-ia mudar radicalmente de atitude?

A história à lupa

Testemunhas da ressurreição

A ideia de que Jesus não teria afinal morrido verdadeiramente coloca em causa o profissionalismo daqueles soldados, que já tinham participado em tantas crucificações João 19:31-37. Mas, admitindo que pudesse ser verdade, depois de tudo o quanto Jesus passou, rebolaria uma pedra tão grande e faria frente aos guardas armados? Não seria Ele novamente preso? Nem com a ajuda de todos os Seus discípulos poderia fazer face aos soldados, que pagariam com a própria vida uma atitude menos profissional. E caso tivessem mesmo conseguido roubar o corpo, supondo, por exemplo, que os soldados estivessem a dormir, quem poderia garantir que tinham sido os discípulos a fazer o roubo? (Mateus 28:11-15.) E, se roubaram o corpo, porque não foram então presos e mortos em consequência? Deixariam os Romanos passar tamanha afronta sem punição? E os Judeus não o exigiriam?

Os Evangelhos reportam, de forma exata, e em diversas ocasiões, os que foram testemunhas da ressurreição de Jesus: Maria Madalena Marcos 16:9; João 20:11-18; as outras mulheres Mateus 28:8-10; o apóstolo Pedro Lucas 24:34; 1 Coríntios 15:5; os dois homens no caminho de Emaús Marcos 16:12; Lucas 24:13-35; os onze discípulos e outros com eles (exceto Tomé – Lucas 24:33-49; João 20:19-24); os doze discípulos, uma semana depois João 20:24-29; 1 Coríntios 15:5; sete discípulos junto do mar de Tiberíades João 21:1-23; quinhentos seguidores 1 Coríntios 15:6; num monte da Galileia, os discípulos novamente Mateus28:16-17; Tiago 1 Coríntios 15:7; e os Seus discípulos, quando ascendeu aos Céus Atos 1:3-12; Estêvão em visão, antes da sua morte Atos 7:55-56; e Paulo, o apóstolo, também por meio de uma visão 1 Coríntios 15:8.

A história à lupa

Milagre do ressurgimento

Sabendo que estavam totalmente destroçados depois da morte do seu Mestre e que achavam, inicialmente, a possibilidade da ressurreição uma história sem sentido ou um delírio Lucas 24:11, o facto do reaparecimento dos seguidores de Jesus como vencedores, corajosos, ousados, dispostos à prisão e até à morte pela sua fé no Cristo vivo e elevado aos Céus, só se explica com a absoluta certeza de que viram Jesus ressurreto e vencedor sobre a morte. Agora, não importava se, por amor a Jesus, tivessem que passar pelo mesmo e morrer, se necessário fosse, pois, tal como o seu Mestre tinha morrido e vencido a morte pela ressurreição, eles venceriam com o Seu poder. É importante considerar que não havia honra nem riqueza alguma na vida de um confesso Cristão. Naquele momento da História, tornar-se Cristão significava ter pela frente um caminho de desprezo, de zombaria, de escárnio, de perseguição, de privações de toda a ordem e quase seguramente de morte 2 Coríntios 11:23-28. Se os discípulos tivessem inventado uma história para assumir a sua identidade ou simplesmente uma prática religiosa, não seria certamente a da ressurreição de Jesus. Uma história que começou por ser, para eles mesmos, um “desvario”. Uma história que, para os Judeus, seria sempre vista como um “engano” e, para os Gregos, um “absurdo” Atos 17:32. Se não fosse uma verdade absoluta e testemunhada por todos, criariam alguma coisa bem mais credível do que a ideia de um morto voltar à vida.

A ressurreição não foi uma crença tardia inventada pelos seguidores de Jesus. Foi ela própria a causa e a razão de existirem seguidores de Jesus, depois da Sua morte. Em caso algum este grupo de homens e mulheres, e depois milhares que creram no seu testemunho, se devotariam e morreriam por algo que nada lhes traria qualquer benefício e que sabiam ser uma mentira inventada por eles. Ainda que seja a escolha mais coerente, razoável, e mesmo verosímil, a ressurreição será sempre um assunto de fé. Apesar dos grandes avanços no mundo da Ciência e da Medicina em particular, temos inevitavelmente de fazer face à morte. Na média atual (2019), morrem todos os dias mais de 150 mil pessoas, mais de 55 milhões cada ano, mas temos a promessa de que, um dia, Deus vai livrar-nos desta “sentença” pesada Apocalipse 21:4. Até lá, a morte é para muitas pessoas um tema quase tabu, em que é melhor não falar nem pensar, talvez por ser o seu maior medo. O que acontece na morte? A Bíblia tem a resposta. A história da morte e da ressurreição de Jesus dá-nos boas pistas, mas, para compreendermos com clareza o que é a morte e a sua realidade na condição do Homem, temos de compreender o que é a vida e como o Homem foi criado. Muitas são as explicações, as alternativas e as filosofias sobre este assunto, mas fixemos o nosso olhar na revelação de Deus na Sua Palavra, a Bíblia Sagrada.

Nas secções seguintes exploraremos a Bíblia juntos, através de uma série de perguntas. Leia os textos bíblicos propostos para encontrar as respostas.

Mais do que uma história

Como criou Deus o Homem?

Leia Génesis 2:7 e escolha a afirmação verdadeira de acordo com o estudo bíblico.

Mais do que uma história

Na morte há alguma diferença entre a realidade dos animais e a do ser humano, justo ou injusto?

Leia Eclesiastes 3:17-21 e preencha os espaços.

“Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo intento e para toda obra. Disse eu no meu coração: é por causa dos lhos dos homens, para que Deus possa prová-los, e eles possam ver que são em si mesmos como os . Porque o que sucede aos lhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais; a mesma coisa lhes sucede: como morre , assim morre o , todos têm o mesmo fôlego; e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade. Todos vão para um lugar; todos são pó e todos ao pó . Quem adverte que o fôlego dos lhos dos homens sobe para cima e que o fôlego dos animais desce para baixo da terra?”

Mais do que uma história

O Homem tem algo de imortal nele?

Leia Génesis 3:22-24 e preencha os espaços.

“Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, pois, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da , e coma, e viva , o SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra, de que fora tomado. E, havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden e uma espada in amada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.”

Mais do que uma história

Quem unicamente é imortal?

Leia 1 Timóteo 1:17; 1 Timóteo 6:15-16 e preencha os espaços.

“Ora, ao dos séculos, , invisível, ao único Deus seja honra e glória para todo o sempre. Amém!”
“A qual, a seu tempo, mostrará o bem-aventurado e poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores; Aquele que tem, ele só, a e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver; ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém!”

Mais do que uma história

Onde nos mantemos enquanto aguardamos na morte a manifestação de Deus?

Leia Isaías 26:19 e preencha os espaços.

“Os teus mortos viverão, os teus mortos ressuscitarão; despertai e exultai, vós que habitais no , porque o teu orvalho, ó Deus, será como o orvalho das ervas, e a terra lançará de si os .”

Mais do que uma história

Se os mortos aguardam no pó da terra, como chama então a Bíblia, e o próprio Jesus, à morte?

Leia João 11:11-14 e preencha os espaços.

“Assim falou e, depois, disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do . Disseram, pois, os seus discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Mas Jesus dizia isso da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono. Então, Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está .”

Mais do que uma história

Que condição possui o Homem no sono da morte?

Leia Eclesiastes 9:5-6 e Eclesiastes 9:10 e preencha os espaços.

“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa , nem tampouco eles têm jamais , mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento. Até o seu amor, o seu ódio e a sua inveja já pereceram e já não têm parte alguma neste século, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.” (...) “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem alguma.”

Mais do que uma história

Quem é o autor da ideia da imortalidade da alma?

Leia Génesis 3:4; Apocalipse 12:9 e preencha os espaços.

“Então, a disse à mulher: Certamente não .”
“E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o e , que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.”

Mais do que uma história

Sabendo que somos mortais, que esperança podemos ter ao enfrentarmos a morte?

Leia 1 Tessalonicenses 4:13-18 e preencha os espaços.

“Não quero, porém, irmãos, que sejais acerca dos que já dormem, para que não vos , como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele. Dizemos-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão ; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.”

Mais do que uma história

Que conforto nos concede a Bíblia contra o horror do inferno?

Leia Apocalipse 20:14-15 e preencha os espaços.

“Então, a morte e o foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da , esse foi lançado para dentro do lago de .”

Mais do que uma história

Então, não há risco de um ente querido se encontrar hoje no “fogo eterno”, no “fogo que nunca se apaga” ou “que arde para sempre”?

Leia Judas 1:7; Mateus 11:24 e preencha os espaços.

“Assim como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se como aqueles e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo .”
“Porém eu vos digo que haverá menos para os de Sodoma, no Dia do , do que para ti.”

"A história na minha vida

Como sabemos que a morte é um inimigo vencido e que não precisamos de a temer? (Leia João 11:14, João 11:39-40, João 11:43-44)

“Então, Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto.” “Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias. Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?” “E, tendo dito isso, clamou com grande voz: Lázaro, vem para fora. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto, envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o e deixai-o ir.”

Concluiu o estudo desta Lição. Parabéns!

Inscreva-se como estudante

Completou esta Lição apenas como visitante. Aproveite as vantagens de ser estudante e registe-se. Passará a ter acesso imediato e gratuito: ao seu progresso gravado e sempre acessível; a um instrutor Bíblico personalizado; a uma oferta exclusiva no momento da inscrição; a dezenas de conteúdos bónus; à certificação de cada curso e a uma oferta especial a cada curso concluído.

Registar-me

Partilhe esta Lição

Gostou desta Lição? Recomende a um amigo e nas nossas redes sociais para que outros possam conhecer os nossos Cursos.

Avance para a Lição seguinte

O que acontece quando morremos? A morte é o momento do encontro com Deus? Reencarnamos, ou na morte tudo acaba? Descubra as respostas nesta lição.

Avançar